A dependência do crack deve ser levada a sério. Além dos problemas que começam a aparecer no trabalho, nas relações com familiares e com amigos, há ainda os danos causados ao organismo, afetando principalmente no sistema nervoso e o funcionamento do coração, o que pode ser fatal.
É preciso procurar tratamento especializado seguro e eficaz para os que estão passando por esta situação.
Por que a internação é a melhor solução?
O tratamento mais indicado para este caso é a internação. Ela evita que o dependente:
- Cogite atentar contra sua própria vida;
- Fique sem receber ajuda especializada para eventuais doenças psiquiátricas associadas a este quadro de dependência;
- Destrua suas relações pessoais;
- Tenha acesso ao crack e a outras drogas como o álcool, a maconha e o cigarro;
- Tenha comportamento agressivo contra pessoas próximas;
Assim, o primeiro passo é a procura por espaços especializados no tratamento de usuários de crack, como as clínicas do Grupo Reabilitar Vidas.
Etapas do tratamento contra a dependência do crack
O tratamento contra o uso desta substância psicoativa pode ser resumido nas seguintes etapas:
-
Etapa 1: A escolha da internação
Tanto o próprio usuário, se quiser se internar voluntariamente, quanto a sua família, baseada em um pedido médico, podem optar pela internação como tratamento.
-
Etapa 2: Resgate
Nesta segunda fase, as equipes das clínicas especializadas, como o Grupo Reabilitar Vidas, vão ao encontro ao paciente para levá-lo até o espaço de tratamento.
Nos casos em que seja necessário, o resgate pode ser feito em veículo descaracterizado, com membros da equipe da clínica sem uniformes, o que ajuda na aproximação deles sem gerar pânico ao paciente.
-
Etapa 3: Internação
Uma vez dentro da clínica, o usuário recebe acompanhamento especializado para o ajudar a abandonar a dependência química. Ali ele estará cercado por profissionais como médicos e terapeutas, bem como outros usuários que também buscam mudar o rumo de suas vidas. O início desta fase costuma ser difícil, já que ele pode ter um comportamento agressivo devido à abstinência.
-
Suporte Familiar
É importante que o paciente receba apoio de sua família, pois ela é decisiva para o sucesso do tratamento. Apesar de eventuais relações desgastadas por conta da dependência, os entes queridos devem representar este lugar seguro e de compreensão no mundo fora da clínica.
Eles devem estar prontos para ajudá-lo na hora da reabilitação. É por isso que o círculo familiar também precisa receber apoio terapêutico para lidar com o que aconteceu no passado e ajudar a construir um novo futuro.
-
Etapa 4: Reabilitação
O tempo de internação não é pré-definido, pois depende de como cada paciente responde ao tratamento, o que pode levar anos. No geral, os médicos consideram alguém reabilitado depois de 2 anos sem o uso do crack.
Não deixe o tratamento para depois. Busque ajuda o mais rápido possível. Venha conversar com nossos profissionais!