Infelizmente, são muitos os casos em que pessoas queridas acabam indo para o mundo das drogas ou do álcool, tornando-se dependentes dessas substâncias. Também é cada vez mais comum que indivíduos desenvolvam transtornos psiquiátricos, como depressão, ansiedade e esquizofrenia.
Muitas dessas pessoas não compreendem que estão doentes e precisam de tratamento. Algumas até podem entender, mas não conseguem procurar ajuda. É algo triste e devastador para as famílias e amigos.
Algumas dessas pessoas, inclusive, podem representar perigo à sociedade, aos familiares e a elas mesmas. Por isso, o ideal seria interná-las para iniciar o tratamento em uma clínica de reabilitação eficiente e humanizada, como o Grupo Reabilitar Vidas, a fim de que tenham o melhor tratamento para que possam voltar a conviver bem e contentes com o mundo ao seu redor.
No entanto, como dissemos, é muito difícil para alguns indivíduos admitirem que a sua situação precisa ser tratada. Assim, fica a dúvida se é possível ou não a internação forçada de uma pessoa maior de idade. Afinal, essa pode ser a única esperança para quem não aceita ser internado de forma voluntária.
Então, é possível a internação forçada?
Sim, é possível. De acordo com o artigo 6º, parágrafo único, inciso II, da Lei 10.216/2001, a internação involuntária e compulsória é de fato possível, contanto que seja realizado um laudo médico detalhando a dependência química/alcoólica ou o transtorno psiquiátrico.
Nesse ano de 2019, foi sancionada uma lei aprovada pelo Congresso que autoriza a internação involuntária de dependentes químicos sem a autorização judicial. Ela determina que a solicitação pela internação involuntária poderá ser feita pela família ou pelo responsável legal (no caso dos menores de idade).
Caso não seja possível, ela poderá vir de um servidor da área da saúde, dos órgãos do Sisnad (Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas) ou de um assistente social.
O laudo médico feito pela clínica de recuperação ou outra unidade de saúde é de extrema importância, pois é a partir dele que é possível ter a confirmação de que a pessoa realmente precisa ser internada. Isso impede que indivíduos sofram uma internação desnecessária e mal-intencionada, como costumava ocorrer antigamente.
Qual é o melhor lugar para fazer a internação involuntária?
As clínicas de reabilitação e recuperação são ótimos lugares para que a pessoa com dependência ou transtorno psiquiátrico receba o melhor tratamento possível. Lá eles têm um ambiente seguro, confiável, confortável, educativo e repleto de profissionais especializados e competentes para lidar com esses problemas.
O Grupo Reabilitar Vidas é referência no segmento de recuperação e reabilitação, proporcionando ótimos resultados devido à excelente estrutura de suas unidades, assim como seus profissionais habilidosos e programas terapêuticos. Além disso, também compreendemos a importância de prestar auxílio e apoio aos familiares e amigos.
É importante falar que o Grupo Reabilitar Vidas possui unidades específicas para homens e mulheres, ou seja, em Itatiba, Itatiba Menores e Mairiporã temos unidades femininas e em Arujá, Itu, Suzano e muitos outros, temos unidades masculinas. Venha conhecer nosso trabalho!