O suporte familiar é essencial para a recuperação do dependente químico, mas a busca por profissionais especializados se faz necessária. Por isso o Grupo Reabilitar Vidas oferece tratamentos diferenciados com excelentes resultados para os seus pacientes.
Conheça agora o que é a dependência química, quais são seus sintomas e como ajudar uma pessoa nesta condição.
Quem pode ser considerado dependente químico?
Uma pessoa é considerada dependente químico quando usa drogas como maconha, cocaína ou álcool, por exemplo, de forma compulsiva e sofre com sintomas que vão desde a abstinência à perda total de controle sobre a própria vida.
A vida de um dependente químico se resume basicamente a um ciclo destrutivo ao próprio organismo envolvendo programar a utilização da droga, usá-la e se restabelecer do estágio da ressaca para assim reiniciar o ciclo nocivo.
Não é por acaso que o dependente é uma pessoa que padece de perturbação mental ocasionada, exclusivamente, pelo consumo excessivo e constante de substâncias entorpecentes.
Quais são os sintomas da dependência química?
Segundo pesquisas, mais de 2 milhões de pessoas no Brasil são consideradas dependentes químicos de drogas lícitas como o álcool. E o número dos usuários de drogas ilícitas ultrapassa os 3 milhões, evidenciando um crescimento constante.
Conheça alguns sintomas apresentados pelos usuários de drogas e que podem funcionar como sinal de alerta para que os familiares possam ajudá-las:
- Alterações de humor ou comportamentais - Geralmente o humor e o comportamento passam por oscilações bruscas como irritação sem justificativa, o isolamento ou a tristeza sem motivo.
- Círculo de amizades nocivas - Os novos amigos são pessoas que alimentam o seu vício, por isso são tão nocivos ao dependente. Com o surgimento das novas companhias, o rompimento com as antigas amizades é inevitável.
- Indícios de problemas físicos - O usuário de droga apresenta alterações no metabolismo que se refletem no seu físico como pupilas dilatadas, vermelhas e extremamente irritadas, além de pouco apetite ou compulsão alimentar e alterações na rotina do sono.
Como ajudar um dependente químico?
Veja algumas dicas do que pode ser feito para ajudar seu ente querido:
- Estabeleça uma relação de diálogo e respeito com o dependente;
- Enfatize suas ações positivas e procure ajudá-lo sem acusações;
- Expresse empatia sem ser conivente com suas escolhas pelo vício;
- Procure ajuda médica especializada, como as clínicas de recuperação, por exemplo. O Grupo Reabilitar Vidas disponibiliza vários serviços dos anjos do bem, entre eles o apoio à família em caso de internação.
O Grupo Reabilitar Vidas oferece serviços excelentes e diferenciados, adotando metodologias avançadas com profissionais altamente capacitados, bem como realizando tratamentos de prevenção e de abstinência da droga.
É possível contar com clínicas masculinas e femininas que concedem aos seus pacientes programas terapêuticos específicos para cada um. Venha nos fazer uma visita!