Clínica para Tratamento da Dependência Química

Clínica para Tratamento da Dependência Química


É extremamente doloroso ver um familiar ou amigo querido se tornar dependente químico. Muitos países proíbem o uso de diversas substâncias justamente para minimizar os problemas de saúde que envolvem a dependência química.

Porém, sabemos que em alguns casos isso não funciona e que, por influência de outros ou não, infelizmente muitos passam a usar drogas. Se você conhece alguém que sofra com a dependência química, leia o artigo, e entenda como funciona o tratamento.

O Grupo Reabilitar Vidas possui não só tratamento para o indivíduo que está preso às drogas como apoio para sua família. O seu objetivo é trabalhar com a volta da felicidade. Confira isso é possível.

 

Quais são os tipos de tratamentos?

O tipo de tratamento pode variar de acordo com o organismo da pessoa e o estado em que ela se encontra. Geralmente a droga causa problemas em 3 áreas da vida: saúde física, saúde mental e vida social.

Então, ao ter início um tratamento, deve ser levado em conta como está cada uma dessas áreas, o que exige um acompanhamento de diversos profissionais, como médicos, psicólogos, terapeutas, enfermeiros e outros.

 

Confira as 4 etapas de um tratamento:

  • Redução de Danos

Nessa primeira fase, o intuito é reduzir os danos causados pelas drogas, ainda mais em pacientes que já se encontram em quadros mais graves. O paciente pode ainda não aceitar ajuda e é preciso ir ganhando a sua confiança aos poucos.

  • Consulta Motivacional

Nessa fase, procura-se mostrar o lado positivo para o paciente e a família e os amigos são muito valorizados pela equipe, mostrando que há pessoas que ainda acreditam em uma recuperação, o que ajuda o paciente a encontrar forças para continuar o tratamento.

  • Plano terapêutico e abstinência

Nessa fase, são necessárias condições ideais para que o paciente possa se “desintoxicar” de todas as substâncias presentes no seu organismo. A atuação de um psiquiatra pode ser necessária, receitando medicação para aliviar as crises de abstinência.

  • Reabilitação social e prevenção

Uma vez que o indivíduo esteja pronto, é necessário prepará-lo para a sua reinserção na sociedade. Nesta etapa, a família e os amigos são essenciais. Não é fácil deixar a clínica e recomeçar.

Também é nessa fase que se deve prevenir a recaída. Momentos de angústia e tristeza podem deixar a “mente fraca”, levando o indivíduo a buscar uma felicidade momentânea.

Se você conhece alguém muito querido que esteja passando por isso, entre em contato com a gente! Nós do Grupo Reabilitar Vidas teremos o enorme prazer em ajudar!