Há uma série de diferenças entre homens e mulheres, tanto físicas como psicológicas.
Segundo a ABEAD (Associação Brasileira de Estudo do Álcool e outras Drogas), as mulheres têm uma dificuldade maior para lidar e se livrar de vícios do que os homens.
Isso acaba sendo um grande problema, visto que em muitas clínicas não há um tratamento diferenciado para homens e mulheres, o que pode prejudicar a recuperação delas.
O Grupo Reabilitar Vidas possui tratamento especializado para mulheres e apoio para a família. O seu objetivo é trabalhar com a reabilitação e com o retorno da felicidade ao ciclo familiar. Confira então como esse cuidado é possível.
Quais as diferenças no tratamento para mulheres?
O tratamento feminino engloba aspectos sociais mais intensos que o masculino. A mulher também necessita de um acompanhamento psicológico e psiquiátrico maior, com medicações especificas. Pensamentos e tentativas de suicídio são mais comuns entre elas.
Não é incomum que mulheres com dependência química tenham doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, há as que começam usar drogas para perder ou controlar o peso, o que deixa evidente a necessidade de tratar o emocional envolvendo aparência e paradigmas da sociedade.
Infelizmente alguns estudos também mostram que a chance de recaída é maior entre elas, além de contarem com um apoio menor da família, o que indica a necessidade de investir em terapias que fortaleçam o desejo de se manterem firmes após alta da primeira etapa de tratamento.
Pontos em comum do tratamento
Tanto o homem como a mulher devem passam pela fase de desintoxicação e receber apoio terapêutico e psicológico mesmo que em intensidades diferentes. A família e os amigos se fazem muito importantes no processo de reabilitação.
Ambos necessitam de uma equipe multiprofissional para tratar todas as áreas. Deve-se verificar inicialmente o grau de dependência em que se encontram quando iniciam o tratamento.
O Grupo Reabilitar Vidas é especializado no tratamento da dependência química feminina. O objetivo é fazer com as pacientes voltem a viver em sociedade, preferencialmente sem possíveis recaídas.
Você conhece alguém que se encontra sofrendo devido à dependência química? Uma pessoa doente pode desequilibrar todo o núcleo familiar, requerendo que não apenas ela, mas que todos possam se tratar. Entre em contato conosco e nos faça uma visita.
O Grupo Reabilitar Vidas trabalha para que as famílias possam ter seus momentos felizes de volta!