Conforme pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Brasil é o segundo país que mais consome cocaína no mundo. O resultado desse estudo é preocupante, pois os estragos que a droga faz ao organismo são terríveis. O seu consumo regular pode levar à morte.
Para saber mais sobre os sintomas e tratamentos para dependência da cocaína, confira aqui as informações.
Como posso identificar um dependente químico de cocaína?
Geralmente as pessoas com o perfil de dependente de cocaína perdem o apetite, o interesse em manter relações sexuais e apresentam dificuldades para dormir.
O usuário da droga sofre com o aumento do ritmo cardíaco e da frequência respiratória, além de ter problemas com a pressão arterial.
Os sintomas mais comuns são:
- Contrações musculares involuntárias;
- Estados de euforia acentuada;
- Depressão;
- Perturbação mental;
- Desejo incontrolável de consumir a droga.
O consumo da cocaína por tempo prolongado acarreta danos severos e irreversíveis à saúde. Os órgãos mais prejudicados são o cérebro, o fígado, os rins, o pulmão, além do tecido das vias nasais, que fica destruído, aumentando a vulnerabilidade em contrair doenças infecciosas.
Já a mulher usuária desta que se encontra em processo de gestação está mais suscetível a abortos espontâneos ou má formação do feto. O Grupo Reabilitar Vidas oferece tratamento para dependentes químicos do sexo feminino em clínicas separadas, pois entende que esta droga afeta a elas de forma diferente de como afeta os homens.
De que forma é realizado o tratamento em dependentes de cocaína?
Os tratamentos aplicados pelo Grupo Reabilitar Vidas são diferenciados e personalizados, pois são levados em consideração o histórico de cada paciente e as questões sociais e psicológicas que o conduziram de forma equivocada e desastrosa à utilização da droga.
No Grupo Reabilitar Vidas, os terapeutas adotam avaliações criteriosas para cada caso de dependência química, dialogando com o paciente e a família sobre o plano de tratamento mais apropriado e analisando em algumas situações a necessidade do uso de medicamentos.
A prevenção também é uma forma de tratamento?
Sim. Mesmo as pessoas que passaram por algum tipo de tratamento estão vulneráveis às recaídas. Por isso o Grupo Reabilitar Vidas trabalha com prevenções a elas.
Há um conjunto de ações que são tomadas nesses casos, entre elas: mudança de estilo de vida, amizades e locais frequentados. É muito importante para o paciente se distanciar de pessoas e eventos que o induzam ao consumo da droga.
Encontrar locais que o façam se sentir seguro em relação à ameaça de cair em tentação, ou seja, ao perigo de ter uma recaída é uma das ajudas oferecidas pelos profissionais especializados.
Através do tratamento e do interesse em desenvolver o autocontrole, o paciente vai progressivamente modificando o estilo de vida, formando novas redes de amigos nas quais o consumo de cocaína vai perdendo espaço.
Precisa de ajuda para se livrar do vício? Venha conhecer nosso time de profissionais!