A maconha é a droga ilícita mais consumida no mundo e geralmente serve como porta de entrada para o uso de drogas mais perigosas.
Existe uma ideia equivocada por parte dos usuários de que a maconha é uma droga leve e que não causa dependência, porém estudos da Organização Mundial da Saúde, (OMS) comprovam justamente o contrário.
Se você tem um ente querido ou amigo que está fazendo uso da maconha, não hesite em procurar ajuda em uma clínica especializada como o Grupo Reabilitar Vidas, que possui uma equipe multidisciplinar pronta para oferecer o tratamento adequado para cada caso de forma individualizada.
Como reconhecer os sintomas do uso da maconha?
Os sintomas do uso da maconha variam e dependem do organismo de cada usuário. Os mais perceptíveis e comuns são:
- Olhos vermelhos;
- Estado de euforia;
- Risos exagerados;
- Boca seca;
- Aumento do apetite;
- Diminuição da noção de espaço e tempo;
- Redução da coordenação motora;
- Ansiedade, crises de pânico e alucinações.
Caso esses sintomas sejam observados, não perca tempo e busque apoio especializado. Você poderá encontrar esse suporte na clínica do Grupo Reabilitar Vidas.
Principais malefícios do consumo crônico da maconha
O uso exagerado e contínuo da maconha pode afetar os pulmões, aumentando as chances de o dependente desenvolver bronquite, asma, entre outros problemas respiratórios.
A produção de testosterona também pode ser prejudicada, pois o uso exacerbado da droga reduz pela metade a produção desse hormônio, causando infertilidade e diminuição da libido nos homens.
As mulheres sofrem com alterações no ciclo menstrual e, quando usam a droga estando gestantes, prejudicam o feto, que pode nascer prematuro, com peso abaixo do adequado ou apresentando o risco de desenvolver problemas neurológicos no futuro.
A memória e a capacidade de aprendizagem também são afetadas pelo uso da droga levando o indivíduo a apresentar um desempenho escolar abaixo da média, assim como dificuldade em desempenhar de forma satisfatória seus compromissos profissionais.
Por fim, o uso crônico da substância contribui para o desencadeamento de quadros de esquizofrenia, depressão e problemas psíquicos graves em pessoas que já possuem uma predisposição genética para o desenvolvimento de tais distúrbios.
Portanto, se perceber que seu ente querido apresenta sintomas de dependência, procure apoio especializado junto ao Grupo Reabilitar Vidas, que é uma clínica com bastante experiência na recuperação de dependentes químicos.
Existe tratamento para dependentes da maconha?
Sim. É possível se libertar da dependência da maconha. O Grupo Reabilitar Vidas acredita que qualquer vício pode ser superado, desde que o tratamento correto seja aplicado a cada caso.
Através das melhores metodologias e profissionais, um diagnóstico preciso e personalizado pode ser realizado e então indicado o tratamento mais adequado a cada caso.